Você está em: Home >> Notícias >> Cnab-RS homenageia mulheres atuantes na comunidade negra de Porto Alegre, pela passagem do Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha.
 
- Procurar Notícias  
 
 
 
Créditos:Cnab/RS
30/07/2012 | Cnab-RS homenageia mulheres atuantes na comunidade negra de Porto Alegre, pela passagem do Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha.

Na manhã do dia 28 de Julho de 2012, o Congresso Nacional Afro-Brasileiro - CNAB/RS,  ocupou o Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, para homenagear mulheres guerreiras que lutam contra o preconceito e pela igualdade, em razão ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha.

Antes de dar inicio a solenidade, o Presidente do CNAB Nacional, Ubiraci Dantas, prestou uma homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira, falecido no último dia 12 de julho. Professor Eduardo de Oliveira, autor do Hino à Negritude foi fundador presidente do Congresso Nacional Afro - Brasileiro e lutou durante sua vida pela igualdade, pelo fortalecimento e fim da escravidão no Brasil.

Eduardo de Oliveira deixa um legado de luta e vitórias. Dantas conclamou os presentes a manter viva a luta e a história do herói brasileiro. Em um discurso emocionado, o Presidente do CNAB encerrou dizendo " Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores; Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; Porém há os que lutam toda a vida; Estes são os imprescindíveis, assim foi o Professor Eduardo de Oliveira”.

Na solenidade ao Dia da Mulher Negra, foram homenageadas as Senhoras Josiane Rodrigues de Oliveira, Presidente do  Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul - SINDACS/RS, lutadora a favor da categoria de agentes comunitários de saúde;  Sandra Maciel, Coordenadoria de Igualdade Racial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Glaci Oliveira Pinheiro fundadora da AAFROSUL, que promove a liberdade religiosa e cultural na Cidade de Porto Alegre; Almerinda Clediney Rosa de Lima da Restinga, pelo trabalho desenvolvido como Líder Comunitária da comunidade Chácara do Banco e membro das Mulheres da Paz da Restinga;  Ema Cruz Lucas, lutadora a mais de 20 anos, que ajudou os pais e mães da Lomba do Pinheiro a irem em busca de trabalho com o apoio da creche comunitária, que construiu sem mesmo haver a colaboração e interferência do governo; Marli Medeiros, liderança comunitária que promover o desenvolvimento econômico na Vila Pinto e de toda a comunidade Bom Jesus; e a Senhora Martina da Silva Rodrigues do SINDACS/RS, lutadora a favor da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e pelo trabalho desenvolvido na Comunidade da Nossa Senhora das Graças no bairro Cristal.

As homenageadas receberam flores das mãos dos componentes da mesa: Edith Puhl da Federação Gaúcha de Mulheres, Solange Sales Secretária Geral do CNAB Nacional, Vereador Toni Poença representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, Daniel Santos Presidente da CGTB/RS e do presidente Ubiraci Dantas do CNAB Nacional.

Toni Proença usou a tribuna para expressar a honra em ter a oportunidade de protocolar o Projeto de Lei que torna o Hino à Negritude oficial no município de Porto Alegre.

“Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o Prof. Eduardo de Oliveira e ter sido um instrumento da comunidade negra em protocolar o Projeto de Lei que torna o Hino á Negritude oficial no Município de Porto Alegre, Parabéns a toda a diretoria do CNAB/RS e ao CNAB Nacional, pelo trabalho desenvolvido na luta contra o racismo.” Concluiu o Vereador.

Ao encerrar, Ubiraci Dantas, fez uso da tribuna para oficializar a nova diretoria Provisória do Congresso Nacional Afro-Brasileiro que, terá a partir de hoje, o compromisso de dirigir o CNAB no Estado do Rio Grande do Sul e promover o Congresso de Eleição da diretoria. Os nomeados foram: Josiane Rodrigues de Oliveira- Presidente, Martina da Silva Rodrigues-1° Vice-Presidente, Alexandre Marmett Pahim - 2° Vice-Presidente, Antonio Luiz Antunes da Rosa- Secretaria de Finanças, Natália de Oliveira Machado- Secretaria Geral, Glaci Oliveira Pinheiro Secretaria de Liberdade Religiosa, Simone Ribeiro- Secretaria da Mulher, Rafael Pereira Secretaria de Cultura, Marcelo Souza Lopes- Secretaria de Relações Institucionais e Daniel Santos- Secretário de Relações Sindicais.

O evento foi encerrado com a execução do Hino à Negritude.

Com informações, Secretaria CNAB-RS.

 
Últimas Notícias
 
18/03/2017   -- Atos dizem NÃO a Temer & súcia em defesa da Previdência e CLT
18/03/2017   -- Michel Temer, Gilmar, Rodrigo Maia e Eunício tramam contra a Lava Jato
16/03/2017   -- Não tem déficit na Previdência, o que tem é muito roubo
18/01/2017   -- Fernando Siqueira: “o acordo com Total é um ato criminoso”
18/01/2017   -- Para Ciro, conchavo PT-Temer na Câmara é uma traição imoral
 

 
Voltar


 Comente
 
COMENTÁRIOS:
18.03.2017
 Michel Temer, Gilmar, Rodrigo Maia e Eunício tramam contra a Lava Jato.
18.01.2017
 Para Ciro, conchavo PT-Temer na Câmara é uma traição imoral.
18.01.2017
 Fernando Siqueira: “o acordo com Total é um ato criminoso”.
13.12.2016
 Wagner e assessor especial de Dilma receberam suborno.
13.12.2016
 Geddel se sentia passado para trás.
13.12.2016
 Renan recebia pixuleco através de Jucá.
13.12.2016
 Padilha e Moreira Franco eram os prepostos de Temer que abasteciam PMDB da Câmara.
13.12.2016
 “PEC 55 só favorece especulador”, afirma o economista Nilson Araújo.
13.12.2016
 PEC do roubo à Previdência barra aposentadoria plena antes dos 70 .
13.12.2016
 Juros altos e sem investimentos, PIB recua 0,8% no 3º trimestre.
13.12.2016
 Governo, Congresso e STF estão podres. Eleições Gerais Já!.
23.11.2016
 Governo apresenta novo pacote de arrocho contra servidores gaúchos.
23.11.2016
 Contra a PEC 241/55 e o Pacote do Sartori.
21.10.2016
 Ipea diz que PEC 241 vai tirar 868 bilhões da assistência Social.
[+ Notícias]

Correio Eletrônico: pplrs@pplrs.com.br