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12/06/2013 | Governo Federal tenta atrair estrangeiros diminuindo outorga no trem-bala

O governo decidiu abrir mão de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões em favor das empresas interessadas no projeto do trem-bala. De acordo com Bernardo Figueiredo, presidente da EPL, o valor mínimo da tarifa será reduzido de R$ 70,31 para R$ 65,00 por km percorrido. Pelas regras do edital, haveria cobrança de pelo menos R$ 70,31 por trem-quilômetro. Ou seja, cada composição deveria pagar esse valor ao governo por quilômetro percorrido. Ao longo dos 40 anos de concessão do empreendimento, isso significaria um desembolso perto de R$ 27 bilhões, segundo o preço de referência do leilão.

Para permitir uma taxa de retorno maior aos acionistas, o valor mínimo será, então, reduzida para cerca de R$ 65,00 por trem-quilômetro. O objetivo é tornar a taxa de retorno mais atraente. “É um ajuste necessário para melhorar a taxa interna de retorno”, afirma Figueiredo. A TIR do trem-bala foi fixada, no edital, em 6,32%. De acordo com o presidente da empresa, a revisão do valor mínimo de outorga permitirá aumentar o retorno aos investidores privados para 7,2% ao ano, no mínimo. Essa foi a taxa estabelecida recentemente pelo governo para os leilões de rodovias. Segundo ele, se não houver ágio no leilão, o montante total a ser pago pela futura concessionária ficará entre R$ 24 bilhões e R$ 25 bilhões.

O presidente da EPL, que tem se encontrado com donos de empresas estrangeiras interessadas no trem-bala, aponta três grupos como possíveis favoritos no leilão: os espanhóis (liderados pela Renfe e pela Talgo), os franceses (sob comando da Alstom e da SNCF) e os alemães (capitaneados pela Siemens). Japoneses, coreanos e italianos também demonstraram interesse no leilão. A mudança no valor da outorga deverá ocorrer nos próximos dias, segundo Figueiredo. O dinheiro arrecadado com a outorga financiará as obras de infraestrutura, que serão contratadas em 2014, por meio de uma licitação internacional.

Fonte: Hora do Povo

 
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