Você está em: Home >> Notícias >> Estudantes reivindicam mais investimentos para educação, redução dos juros e contra os leilões do pré-sal
 
- Procurar Notácias  
 
 
 
16/08/2013 | Estudantes reivindicam mais investimentos para educação, redução dos juros e contra os leilões do pré-sal

Na manhã dessa sexta-feira (16), estudantes saíram às ruas da Capital gaúcha para reivindicarem mais investimento para a Educação e para o desenvolvimento da Nação custeado pelos recursos do Pré-sal e pela redução do juro: “Boa parte das nossas escolas ainda estão precárias, sem bibliotecas e laboratórios de ciências e informática. É preciso mais investimento, pois, sem estrutura, será impossível, por exemplo, implementar o ensino politécnico”, disse Letícia Moreira, Presidente da UMESPA, motivada por uma das pautas que os estudantes postulavam, por um profundo debate com eles e pela aceleração da implantação do ensino politécnico nas escolas.

A manifestação foi de iniciativa das entidades estudantis ― UMESPA, UGES, UBES e UNE ―, que organizaram uma jornada de lutas para reivindicar mais investimentos, protestar contra as privatizações e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia Nacional do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto. Os estudantes se concentraram no Largo Zumbi dos Palmares, no início da manhã, e, às 10h, partiram em caminhada nas ruas do centro da Cidade até o Palácio Piratini, sendo recebidos pela Secretária Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e pelo Chefe de Gabinete do Governador, Ricardo Zamora: “O Governo Estadual vê com bons olhos essa mobilização estudantil e a participação da cidadania, pois existe um Governo que dialoga com a comunidade gaúcha por meio do Conselhão, do Orçamento Participativo, do Gabinete Digital e de tantos outros canais de comunicação do Governo”, disse Mari, ao receber os manifestantes.

Segundo o Presidente da UGES, Nelson Junior, a comissão formada pelas entidades presentes no ato solicitou que o Governo Estadual some-se à pauta nacional que reivindica a derrubada dos juros ― para diminuir o lucro dos banqueiros, pago com o superávit primário, que reduz o investimento público ― e firme posição contrária aos leilões do petróleo da camada do Pré-Sal. Junior declarou que a UGES está junto com o Governo na luta para a renegociação da dívida dos estados com a União, fator que estagna os investimentos: “Queremos que os recursos que são gastos com a dívida sejam revertidos para as escolas. É, também, preciso reduzir os juros”.

O representante da UNE, Alvaro Lotterman, considera que é um momento de comemoração para a classe estudantil: “Nessa semana, na Câmara dos Deputados, foi aprovado que os recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam destinados para a Educação. Temos que agigantar essa luta, trazendo aliados, inclusive comovendo os Governos Estaduais para essa pauta”. Também estiveram presentes no ato representantes CGTB e CTB que lembraram a greve geral, agendada para o dia 30 de agosto, que acontecerá caso o Governo Federal não atenda as reivindicações da classe trabalhadora."

Lucas Becker

 
Últimas Notícias
 
15/01/2018   -- Ha-Joon Chang: “O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia”
15/01/2018   -- Eleição com Lula é fraude!
15/01/2018   -- João Vicente Goulart condena “desmoralização” do Ministério do Trabalho
27/11/2017   -- A vice-presidente do PPL/RS recebe homenagem da ALRS alusiva à Semana da Consciência Negra
22/11/2017   -- PPL inicia campanha à presidência: “Chega de roubalheira e recessão!”
 

 
Voltar


 Comente
 
COMENTÁRIOS:
15.01.2018
 João Vicente Goulart condena “desmoralização” do Ministério do Trabalho.
15.01.2018
 Eleição com Lula é fraude!.
27.11.2017
 A vice-presidente do PPL/RS recebe homenagem da ALRS alusiva à Semana da Consciência Negra.
06.10.2017
 Presidente ladrão diz que imoral é o procurador que o pegou pelo pé.
06.10.2017
 RS: Sartori anuncia venda de 49% do estatal Banrisul.
03.07.2017
 Trabalhistas históricos fortalecem o PPL.
29.06.2017
 João Vicente Goulart se filiará ao PPL.
14.06.2017
 O manual da canalhice - ou como Temer escapou no TSE.
14.06.2017
 Trabalhadores nas ruas dizem “Não” às ‘reformas’ de Temer .
14.06.2017
 Boletim do BC reduz a 0,41% previsão para o PIB este ano.
14.06.2017
 Lucro das operadoras de saúde aumentou 70% em 2016, diz ANS.
14.06.2017
 Fux: os fatos são gravíssimos .
14.06.2017
 Gilmar defende impunidade para PMDB, PT e PSDB.
14.06.2017
 TSE livra chapa Dilma-Temer e vota pela ditadura da propina.
[+ Notícias]

Correio Eletrônico: pplrs@pplrs.org.br