Você está em: Home >> Notícias >> Câmara Municipal de São Borja faz ato para celebrar o papel revolucionário de Getúlio
 
- Procurar Notícias  
 
 
 
28/08/2013 | Câmara Municipal de São Borja faz ato para celebrar o papel revolucionário de Getúlio

Uma Sessão Solene da Câmara Municipal de São Borja em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas reuniu, no último sábado (24), políticos de vários partidos, representantes da família Vargas, dirigentes de entidades sociais e lideranças populares, para relembrar a data de falecimento do estadista e reverenciar sua memória. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Roque Feltrin.

"A Câmara realiza essa solenidade por respeito e por dever com aquele que foi um dos filhos mais ilustres da cidade e que tanto fez pelo país e pelos trabalhadores brasileiros", afirmou Feltrin, declarando que não é só porque a homenagem anual consta em lei, mas porque o papel de Getúlio na história do país merece ser reverenciado sempre.

A homenagem a Vargas, um dos maiores brasileiros de todos os tempos, teve como convidados especiais o vereador Werner Rempel, do Partido Pátria Livre (PPL) de Santa Maria, e o advogado e escritor Iberê Teixeira, ex-vereador do antigo PTB.

"O Brasil precisa mais do que nunca do ideário de Vargas, da orientação que ele nos deixou através do que falou, do que escreveu, daquilo que foi a essência de sua orientação, de sua política, ou seja, sua obstinação por dar ao país um projeto nacional, um projeto de Nação", afirmou Werner, destacando que o programa do PPL propõe aprofundar o modelo de desenvolvimento de Getúlio e Jango, o nacional-desenvolvimentismo.

O vereador lembrou que Tancredo Neves, em memorável discurso em homenagem a Getúlio Vargas na tribuna da Câmara Federal, em outubro de 1954, "definiu muito bem qual era o eixo, o centro, a essência do seu pensamento, do seu projeto de Nação. Disse Tancredo: ‘Dois objetivos supremos guiaram toda a vida de Getúlio Vargas: redenção das massas trabalhadoras e nacionalismo econômico".

"O nacionalismo econômico, citado por Tancredo Neves, o desenvolvimento de um parque industrial pujante, a emancipação do nosso país era o segundo objetivo capital de Vargas e para se atingir esse objetivo fazia-se necessário uma indústria estatal de base, que fornecesse energia, minérios e aço para o avanço do Brasil", continuou.

O advogado Iberê Teixeira, que também usou a tribuna, fez pronunciamento emocionado, no qual assegurou que os vereadores e o povo de São Borja não se encontravam sozinhos naquela homenagem, "pois milhares de brasileiros unem-se nessa reverência ao homem que tanto fez pelos trabalhadores e pela população do Brasil". Iberê, que foi cassado pela ditadura no golpe de 1964, enfatizou que o povo brasileiro nos últimos 59 anos "continua no seu desejo de prosseguir a caminhada heroica que Getúlio desencadeou em 1930 com a revolução industrial, com a revolução social e com a revolução trabalhista que transformou a sua figura no verdadeiro descobridor do Brasil".

Estiveram presentes ainda na Sessão Solene: vereadora Fátima da Rocha; vereador e vice-presidente do PTB municipal, Beto Souza; presidente do PDT municipal, Helder Piegas; chefe de gabinete do prefeito, Luiz Perdomo; Márcio Cabreira, representante da executiva nacional do PPL; Viriato Vargas, da Associação Cultural Getúlio Vargas e representante da família Vargas e Rui Faccin, presidente da OAB Subseção de São Borja.

O Partido Pátria Livre de São Borja realizou sua reunião no mesmo dia, após o ato da Câmara, também para homenagear Getúlio. O PPL São Borja condenou o leilão do campo de Libra, no pré-sal, marcado para outubro.

Fonte: Jornal Hora do Povo

 
Últimas Notícias
 
18/03/2017   -- Atos dizem NÃO a Temer & súcia em defesa da Previdência e CLT
18/03/2017   -- Michel Temer, Gilmar, Rodrigo Maia e Eunício tramam contra a Lava Jato
16/03/2017   -- Não tem déficit na Previdência, o que tem é muito roubo
18/01/2017   -- Fernando Siqueira: “o acordo com Total é um ato criminoso”
18/01/2017   -- Para Ciro, conchavo PT-Temer na Câmara é uma traição imoral
 

 
Voltar


 Comente
 
COMENTÁRIOS:
18.03.2017
 Michel Temer, Gilmar, Rodrigo Maia e Eunício tramam contra a Lava Jato.
18.01.2017
 Para Ciro, conchavo PT-Temer na Câmara é uma traição imoral.
18.01.2017
 Fernando Siqueira: “o acordo com Total é um ato criminoso”.
13.12.2016
 Wagner e assessor especial de Dilma receberam suborno.
13.12.2016
 Geddel se sentia passado para trás.
13.12.2016
 Renan recebia pixuleco através de Jucá.
13.12.2016
 Padilha e Moreira Franco eram os prepostos de Temer que abasteciam PMDB da Câmara.
13.12.2016
 “PEC 55 só favorece especulador”, afirma o economista Nilson Araújo.
13.12.2016
 PEC do roubo à Previdência barra aposentadoria plena antes dos 70 .
13.12.2016
 Juros altos e sem investimentos, PIB recua 0,8% no 3º trimestre.
13.12.2016
 Governo, Congresso e STF estão podres. Eleições Gerais Já!.
23.11.2016
 Governo apresenta novo pacote de arrocho contra servidores gaúchos.
23.11.2016
 Contra a PEC 241/55 e o Pacote do Sartori.
21.10.2016
 Ipea diz que PEC 241 vai tirar 868 bilhões da assistência Social.
[+ Notícias]

Correio Eletrônico: pplrs@pplrs.com.br