Você está em: Home >> Notícias >> A vice-presidente do PPL/RS recebe homenagem da ALRS alusiva à Semana da Consciência Negra
 
- Procurar Notícias  
 
 
 
27/11/2017 | A vice-presidente do PPL/RS recebe homenagem da ALRS alusiva à Semana da Consciência Negra

Na última quarta-feira (22), em um evento da Semana da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) promoveu a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares e o Troféu Deputado Carlos Santos às personalidades e entidades que atuam em prol da valorização da comunidade negra nas áreas de assistência social, cultura, educação, empreendedorismo, políticas sociais, culturais e religiosas. Em seção solene, os parlamentares ocuparam a tribuna em nome de suas bancadas, e realizaram a entrega da premiação.

O deputado Bombeiro Bianchini (PPL), lembrou a trajetória do gaúcho João Cândido, conhecido como almirante negro, líder da Revolta da Chibata em 1910, e afirmou que a sociedade não pode mais conviver com tanto preconceito. Para ele, o País precisa ter discernimento e reconhecer o papel do trabalho dos negros na construção da nação brasileira. “Nesta sessão solene, em comemoração ao dia da consciência negra queremos destacar a importância da reflexão sobre a cultura do povo africano no Brasil, pois não podemos mais conviver com tanto preconceito”.

Ele também destacou que “no contexto atual a crise econômica que atinge a população brasileira tem um grande reflexo na população negra, que segundo dados do DIEESE dos 23 milhões de desempregados ou subempregados no país, 63% são negros”.

Pedro Ruas (PSOL) falou da importância de se ter a lembrança de Zumbi dos Palmares e frisou a necessidade de se estabelecerem metas, “em um ano, quantos juízes negros? Em cinco anos, quantos médicos, professores da UFRGS? Temos que ter metas, e atingi-las”, disse, defendendo que era tarefa desta geração modificar a realidade legada por quase 400 anos de escravidão. “Temos que legar para o futuro uma outra perspectiva”, disse.

A vice-presidente do PPL/RS, Josiane Rodrigues de Oliveira, foi uma das homenageadas e recebeu o Troféu Carlos Santos, que leva o nome do primeiro deputado negro do Rio Grande do Sul. “Me sinto honrada de ter sido agraciada. Precisamos de representantes que defendam as bandeiras de luta do povo, mas que seja um militante da causa negra, para que possamos empoderar cada vez mais a nossa negritude, ocupando espaços de poder, espaços de decisão e principalmente os espaços de formação de políticas públicas e legislação que nos favoreça. Que o novembro de 2017 seja marcado pela iniciativa de decisão do povo negro pelas mudanças que necessitamos, seja no campo da religiosidade, seja na saúde, seja no agronegócio, seja no empreendedorismo, seja discutindo alternativas para a economia, emprego, infraestrutura, tecnologia, habitação, transporte, cultura e lazer. Todos estes temas nos interessam e precisamos, juntos, caminhar nesta direção para desenvolver a nação e para melhorar as condições de vida do povo gaúcho e brasileiro”, enfatizou.

Josiane é agente de saúde comunitária, há mais de 15 anos, e atual presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do RS (Sindacs), do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) no RS e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) no RS, além de conselheira da Confederação das Mulheres do Brasil.

Fonte: Jornal Hora do Povo/PPL-RS

 

 
Últimas Notícias
 
22/11/2017   -- PPL inicia campanha à presidência: “Chega de roubalheira e recessão!”
06/10/2017   -- PPL-RS: NÃO à adesão do RS ao plano do governo federal de arrocho dos estados
06/10/2017   -- RS: Sartori anuncia venda de 49% do estatal Banrisul
06/10/2017   -- Presidente ladrão diz que imoral é o procurador que o pegou pelo pé
03/07/2017   -- Trabalhistas históricos fortalecem o PPL
 

 
Voltar


 Comente
 
COMENTÁRIOS:
06.10.2017
 Presidente ladrão diz que imoral é o procurador que o pegou pelo pé.
06.10.2017
 RS: Sartori anuncia venda de 49% do estatal Banrisul.
03.07.2017
 Trabalhistas históricos fortalecem o PPL.
29.06.2017
 João Vicente Goulart se filiará ao PPL.
14.06.2017
 O manual da canalhice - ou como Temer escapou no TSE.
14.06.2017
 Trabalhadores nas ruas dizem “Não” às ‘reformas’ de Temer .
14.06.2017
 Boletim do BC reduz a 0,41% previsão para o PIB este ano.
14.06.2017
 Lucro das operadoras de saúde aumentou 70% em 2016, diz ANS.
14.06.2017
 Fux: os fatos são gravíssimos .
14.06.2017
 Gilmar defende impunidade para PMDB, PT e PSDB.
14.06.2017
 TSE livra chapa Dilma-Temer e vota pela ditadura da propina.
14.06.2017
 A luta pelo Brasil em um novo partido.
22.05.2017
 Resolução Diretório Estadual Partido Pátria Livre RS.
18.05.2017
 Parente corta investimentos e privatiza Campo do Azulão.
[+ Notícias]

Correio Eletrônico: pplrs@pplrs.org.br